segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

                                       CAN - Parte 2


Particularidade do CAN


O CAN possui características interessantes, como o fato de ser
multi-mestre, onde todos os módulos podem se tornar
mestre num determinado momento e escravo num outro, e
trabalhar com mensagens multicast, onde todas as
mensagens são recebidas por todos os módulos da rede. Um outro
aspecto importante é a detecção de colisão sem interferência de
um módulo que tenha prioridade.

Meios de transmissão de dados


 Fios elétricos, geralmente utilizando 2 fios (CAN high e CAN low), trabalhando com
a diferença de potencial entre ambos, formando um barramento classificado como
Par Trançado Diferencial, não prejudicando o sistema por efeitos eletro-magnéticos.



Protocolos suportados:

  • DeviceNet (Automação industrial);
  • Smart Distributed System(SDS) (Automação Industrial);
  • CANopen (Automação Industrial);
  • CAN Kingdom (Controle Distribuído);
  • SAE J1939 (caminhões e ônibus);
  • NMEA 2000 (aplicações navais e aéreas);
  • DIN 9684 (aplicações agrícolas);
  • ISO 11783 (aplicações agrícolas).


Aplicação do Protocolo CAN atualmente


O CAN BUS (Barramento CAN) é o protocolo que atende a todos os requisitos para o 
tráfego de informação em veículos, gerando grande confiabilidade para o funcionamento
de todo o sistema de comunicação intra-veicular. Por esse motivo, este tipo de
protocolo é utilizado em larga escala em sistemas automotivos atuais, e tal vantagem
deste protocolo faz com que este tipo de protocolo seja utilizado não só para veículos,
mas também outros sistemas que utilizam o CAN, tal como sistemas de automação industrial.

Fontes: 


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